Google Messages poderá remover códigos de autenticação automaticamente

Aplicação de mensagens da Google

Os sistemas de autenticação em duas etapas são excelentes para garantir uma maior segurança nas contas dos utilizadores, mas, ao mesmo tempo, também acabam por causar com que as caixas de entrada de SMS dos utilizadores fiquem cheias destas mensagens.

A Google parece agora estar a traçar um plano para evitar isso mesmo, ao testar uma nova funcionalidade que pode brevemente chegar à aplicação de Mensagens da Google. De acordo com o portal XDA-Developers, a Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade que vai permitir eliminar as mensagens SMS com códigos de autenticação após 24 horas de forma automática.

Ou seja, caso a funcionalidade seja ativada, as mensagens com códigos de autenticação são automaticamente removidas da caixa de entrada após 24 horas – período de tempo em que provavelmente deixam de ser necessárias.

A funcionalidade encontra-se em testes sobre a versão 6.7.067 da app, mas apenas a nível do código interno da mesma – não existe forma, para já, de ativar o sistema. Espera-se que isso venha a surgir como uma opção da app em futuras versões.

Infelizmente ainda se desconhece exatamente quando a Google pretende começar a disponibilizar esta funcionalidade.