EA vai lançar novo sistema de anticheat para PC

EA vai lançar novo sistema de anticheat para PC

A EA encontra-se determinada em combater os “cheats” sobre os seus títulos, e de forma recente a empresa confirmou que vai lançar uma nova tecnologia para tal em conjunto com o novo FIFA 23.

A nova tecnologia vai chegar para o jogo no PC, e espera-se que a versão final comece a ser disponibilizada a 30 de setembro De acordo com a EA, esta medida será necessária para garantir que todos os jogadores possuem uma experiência justa, e surge depois de ter-se verificado a um aumento de cheats que usam drivers no kernel para tentar enganar o jogo.

A nova solução anti-cheat vai apelidar-se de EA AntiCheat (EAAC), e integra-se diretamente com o kernel do sistema operativo para evitar qualquer género de programa a adulterar os conteúdos do jogo. A EA afirma que vai adotar uma solução própria de proteção, porque as soluções existentes no mercado de terceiros não fornecem as funcionalidades necessárias em nível de privacidade e controlo para a empresa – ao mesmo tempo que não são transparentes sobre o que realmente realizam.

O novo EAAC não vai ser usado em todos os jogos da EA, mas a empresa afirma que vai focar-se para títulos que tenham uma vertente mais competitiva, com FIFA 23 a ser o primeiro com a tecnologia confirmada. Além disso, o EAAC será compatível com diferentes plataformas, portanto os utilizadores de consolas não serão prejudicados por quem use cheats no PC.

Apesar de apenas FIFA 23 ter sido confirmado como recebendo o EAAC, é possível que a empresa também o implemente para jogos como o Apex Legends.

A empresa sublinha que o EAAC apenas se irá encontrar ativo quando necessário, e se os utilizadores removerem os títulos da EA do sistema, o anti-cheat é também removido. Obviamente, os utilizadores ainda o podem desinstalar de forma manual, mas isso impede que determinados jogos possam funcionar corretamente.