EVGA vs Nvidia: o que reserva o futuro para a fabricante?

EVGA vs Nvidia: o que reserva o futuro para a fabricante?

A EVGA recentemente confirmou que vai terminar a parceria que tinha com a Nvidia, ditando o fim de quase 20 anos de história. Ao longo deste período de tempo, a empresa lançou um vasto conjunto de placas gráficas, e manteve-se fiel ao acordo que mantinha com a Nvidia.

No entanto, isso tem vindo a mudar. Conforme foi revelado ontem, a empresa confirmou não vai produzir novas placas gráficas da Nvidia para a próxima geração. Mas agora conhecem-se mais detalhes do que realmente se encontra a passar com a empresa.

De acordo com o youtuber GamerNexus, que faz alguns meses teve uma reunião com os executivos da EVGA, o caso vai mais além do que o simples fim de uma parceria. Ao que tudo indica, a EVGA terá terminado a parceria com a Nvidia devido à pressão sentida pela mesma e ao que esta considera ser uma “falta de respeito” para com os fabricantes, em parte devido às políticas da empresa.

A Nvidia possui várias regras que empresas como a EVGA, Asus, MSI e outras devem seguir para lançar as suas próprias placas com base nas gráficas da Nvidia. Estas regras, segundo a EVGA, seriam bastante rígidas, colocando uma pressão considerável sobre a empresa.

 Esta afirma mesmo que as regras eram de tal forma restritivas que limitavam não apenas os lucros das vendas das placas, mas prejudicavam a empresa como um todo.

Esta saída da EVGA da parceria com a Nvidia é bastante importante para a empresa, se tivermos em conta que as vendas de gráficas da mesma representam quase 80% das receitas gerais da empresa. Além disso, a ideia da EVGA parece ser abandonar por completo o mercado das placas gráficas, não se aliando a rivais como a AMD ou Intel.

A ideia desta parece ser focar-se na produção de fontes de alimentação, bem como de outros componentes mais genéricos. No entanto, ainda existe uma incerteza sobre o que este futuro reserva para a mesma – sobretudo tendo em conta o impacto que as gráficas possuem para a empresa como um todo.

Existe ainda a questão dos postos de trabalho da empresa. Segundo o youtuber, a empresa garante que vai manter os postos de trabalho existentes, e que os funcionários não serão despedidos. No entanto, não se conhece bem o que vai acontecer no futuro, pois caso a EVGA saia completamente do negócio das placas gráficas, isso indica que os funcionários que até agora trabalhavam nesse ramo vão deixar de ter trabalho.

Muitos podem ser realocados para outros departamentos, mas existe claramente um vasto conjunto dos mesmos que não vão poder ser colocados noutros departamentos. O futuro destes funcionários ainda é incerto, apesar das garantias deixadas pela EVGA de não serem feitos despedimentos.

No final, a saída da EVGA do mercado das gráficas pode ter graves consequências para o mercado e para o futuro da empresa. Ainda se desconhece o que realmente vai acontecer, e quais os impacto que esta saída pode ter para a mesma.