Windows 11 recebe nova ferramenta para calibração de cores HDR

Windows 11 recebe nova ferramenta para calibração de cores HDR

Durante esta semana, a Microsoft disponibilizou uma nova versão do Windows 11, conhecida como 22H2, que chegou com várias novidades. Uma delas poderá ser útil para quem tenha monitores com suporte à tecnologia HDR.

A partir de agora, os utilizadores do Windows 11 podem, diretamente pelo sistema operativo, calibrar as suas cores e configurações de HDR. A nova atualização do sistema chega com uma nova aplicação de configuração das cores, que ajuda a calibrar as mesmas para cada monitor.

Esta aplicação já tinha sido confirmada em Fevereiro, quando a empresa revelou que estava a desenvolver aplicações no sistema para ajudar a calibrar os conteúdos do mesmo para jogos. Mas apenas agora essa novidade se encontra finalmente disponível.

A ferramenta foi criada com a ajuda da HDR Gaming Interest Group (HGIG), de forma a criar os perfis o mais adequado possível para cada utilização. A empresa aconselha qualquer utilizador com monitores HDR a usar a funcionalidade para obter a melhor experiência possível de cores com o mesmo – e dentro do Windows.

A aplicação deverá encontrar-se disponível para todos a partir das Definições do Windows, mas também se encontra-a diretamente na Microsoft Store, para quem pretenda. De notar que esta aplicação apenas é suportada diretamente no Windows 11, e deve ainda existir compatibilidade da placa gráfica para tal.