Algoritmo das chaves de ativação do Windows XP foi contornado 22 anos depois

Algoritmo das chaves de ativação do Windows XP foi contornado 22 anos depois

Pode-se dizer que o Windows XP é atualmente um sistema obsoleto, depois de quase 22 anos de história. Sem dúvida um dos sistemas mais conhecidos da Microsoft, e um dos que se tornou o mais popular para a empresa.

Ainda existe quem esteja a usar o XP, nem que seja apenas pelo efeito histórico do mesmo. No entanto, uma certa curiosidade foi recentemente revelada sobre o sistema – quase duas decadas depois do seu lançamento.

Apesar de pirataria do Windows XP ser algo regular na altura em que o mesmo estava popular, e de existirem milhares de chaves de ativação na internet, a realidade é que a maioria não era propriamente criada de forma “legal”, e exigia sempre a ativação nos servidores da Microsoft.

Desta forma, uma chave pirata era rapidamente identificada pela Microsoft, e bloqueada. Isso impedia aos utilizadores ativarem a chave no sistema. Mas felizmente, o Windows XP conta com um formato de ativação “offiline”, que permite ativar o sistema usando uma chave única fornecida pela Microsoft, a partir do ID da máquiina.

Esta chave é criada com base num algoritmo, que até agora apenas a Microsoft conhecida. E curiosamente, mesmo em 2023 ainda é possível ativar o Windows XP via o telefone, através da linha dedicada da Microsoft para a tarefa.

No entanto, foi recentemente descoberto que o utilizador do Reddit “retroreviewyt” terá conseguido contornar o algoritmo de criação de chaves para o Windows XP. Isto permite que se possa criar chaves aparentemente legais, em formato totalmente offline.

Este género de ferramentas, de todo, não são algo novo, mas a diferença encontra-se no facto das existentes até agora serem baseadas apenas em métodos alternativos de ativação ou que se baseavam em “tentativa e erro”.

Esta é a primeira aplicação que realmente usa o algoritmo que o Windows XP possui para ativar chaves em formato offiline.