Aumento de fraudes online registado no regresso às aulas

Aumento de fraudes online registado no regresso às aulas

À medida que os estudantes de todo o mundo se preparam para a iminente época de regresso às aulas, a equipa de especialistas em cibersegurança da Kaspersky descobriu um aumento alarmante de atividades fraudulentas. Aproveitando-se do frenesim que envolve os preparativos e as compras académicas, os cibercriminosos lançam sofisticadas campanhas de phishing dirigidas a estudantes, educadores e administradores escolares.

Uma das táticas de burla utilizadas pelos cibercriminosos que a equipa de analistas da Kaspersky descobriu é a criação de falsos passatempos que prometem aos estudantes a oportunidade de ganhar um computador portátil.

 Para se habilitarem a este prémio, as vítimas são instruídas a fornecer informações pessoais e a indicar o modelo de portátil que preferem. Noutra versão desta fraude, as pessoas são convidadas a partilhar uma hiperligação específica que conduz a uma página com um sorteio com 15 contactos através do WhatsApp.

Posteriormente, é-lhes pedido que participem no sorteio, registando-se por SMS. O isco é a possibilidade de ganhar um computador portátil ou outro artigo valioso, mas há um senão: os vencedores são informados de que têm de suportar os custos de entrega dos seus supostos prémios. Esta exigência de pagamento adicional é um indicador claro de um esquema fraudulento.

A perspetiva de ganhar um computador portátil ou outro objeto valioso funciona como aliciante. No entanto, para além de a oferta ser demasiado boa para ser verdade, um sinal claro de que se trata de uma fraude é o facto de os supostos vencedores serem informados de que têm de pagar os custos de entrega dos seus alegados prémios. Este pedido de pagamento adicional é um sinal revelador de uma operação fraudulenta.

Segundo Noura Afaneh, especialista em privacidade da Kaspersky, “à medida que o regresso às aulas se aproxima e milhões de estudantes compram livros, pagam propinas e adquirem material escolar, há um aumento tradicional no volume de ciberameaças. Os burlões aproveitam este período, tirando partido do entusiasmo dos estudantes que procuram novos materiais e dispositivos para os seus estudos. A perspetiva de obterem um computador portátil gratuito revela-se um perigo, deixando os indivíduos em maior risco de serem apanhados por estas fraudes.”

Outra forma fraudulenta de engano gira em torno de bolsas de estudo falsas. Os burlões exploram a esperança dos estudantes de obterem ajuda financeira, atraindo-os para esquemas fraudulentos de bolsas de estudo. Funciona assim: as vítimas são seduzidas por ofertas de bolsas de estudo aparentemente genuínas que prometem ajuda financeira. Para beneficiar desta ajuda, é pedido aos estudantes que forneçam informações pessoais, incluindo dados sensíveis como números da Segurança Social e dados bancários. Estas informações são posteriormente utilizadas para roubo de identidade e fraude financeira.

“As falsas burlas de bolsas de estudo podem afetar gravemente os estudantes desprevenidos, conduzindo não só a perdas financeiras, como também ao roubo de identidade a longo prazo. É crucial que os estudantes se mantenham vigilantes e cautelosos quando interagem com ofertas de bolsas de estudo desconhecidas”, sublinha Noura Afaneh.