CNET remove centenas de artigos antigos para “melhorar ranking do Google”

CNET remove centenas de artigos antigos para “melhorar ranking do Google”

A CNET é uma das plataformas de notícias mais antigas da internet, no entanto, nos últimos tempos, a empresa associada à mesma tem vindo a ser alvo de criticas, em parte pelos conteúdos que foram publicados, criados via IA, e sem qualquer indicação de tal.

Agora, a entidade encontra-se a tentar remover o passado, ao eliminar alguns dos conteúdos que foram criados neste formato para evitar penalizações da Google. De acordo com o portal Gizmodo, a CNET encontra-se a enviar um comunicado para os funcionários, informando os mesmos para removerem artigos antigos criados via IA, de forma a melhorarem os seus rankings nas pesquisas da Google.

O memorando interno indica que os conteúdos antigos encontram-se, de alguma forma, a prejudicar o SEO do site. Ao mesmo tempo, a ideia da entidade será que, ao remover este conteúdo antigo, a plataforma fornece conteúdos mais atualizados e “novos”, que para o SEO do site e para a Google é visto como algo positivo.

No entanto, apesar dessa ideia, não existem provas que conteúdos antigos possam prejudicar o SEO de um site. Na realidade, a empresa não aconselha a que conteúdos antigos sejam removidos das plataformas, desde que tenham interesse para os utilizadores finais.

No entanto, acredita-se que a CNET esteja a remover conteúdos antigos igualmente para evitar que publicações criadas via IA e que não tenham sido creditadas como tal possam surgir em resultados de pesquisa.