Pentium 4 com RTX 4060 Ti: uma combinação imperfeita

Pentium 4 com RTX 4060 Ti: uma combinação imperfeita

Nunca é boa ideia ter um computador onde o hardware esteja simplesmente desproporcional em desempenho, para evitar o conhecido bottleneck. Por muito bom que um componente seja, vai sempre ser limitado pelo elo mais fraco.

No entanto, um YouTuber decidiu levar essa questão ao extremo. Budget-Builds Official, conhecido por criar sistemas baratos com peças usadas, decidiu demonstrar o impacto que hardware moderno pode sofrer quando conjugado com hardware dos anos 2000.

O youtuber decidiu colocar uma placa gráfica RTX 4070 Ti, conjugada com um computador onde se encontrava um processador Pentium 4 630 e 6 GB de memória RAM DDR2.

O processo está longe de ser simples, em parte porque estamos a falar de hardware moderno com componentes dos anos 2000. Durante o vídeo, que pode ver em seguida, o youtuber encontrou alguns problemas para o processador conseguir identificar a placa gráfica e funcionar corretamente. Eventualmente isso foi contornado, mas não é um processo fácil.

Mas qual o resultado disto. Bem, começando por GTA 5, o jogo até funcionou relativamente bem, a uma média de 22 FPS, com a qualidade baixa e em 720p. Tendo em conta o hardware usado, não é de estranhar.

Mesmo em jogos como Crysis, a média ficou-se pelos 23 FPS. Minecraft e Don’t Strave Together também obtiveram um bom desempenho em geral.

Em jogos mais recentes, no entanto, os resultados não foram tão bons. Red Dead Redemption 2 correu a 1 FPM (sim, frame por minuto).  

A ideia do vídeo claramente serve para mostrar um ponto extremo, mas importante. De nada adianta ter o melhor hardware que possa existir num componente em particular, se todo o resto do sistema for antiquado ou não se enquadrar nos requisitos.