Windows Server 2012 vão deixar de receber suporte a 10 de Outubro

Windows Server 2012 vão deixar de receber suporte a 10 de Outubro

Em Outubro, uma das versões mais antigas do Windows Server ainda suportada pela Microsoft vai oficialmente chegar ao seu fim de vida, e será importante que os administradores de sistemas tenham essa data em mente – que possivelmente deveria já ter sido considerada faz algum tempo.

O Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2 vão deixar oficialmente de ser suportados pela Microsoft a 10 de Outubro de 2023. A partir desta data, os sistemas deixam de receber atualizações de segurança, e consequentemente, vão deixar também de receber qualquer correção para eventuais falhas que possam surgir. Isto será particularmente importante de ter em conta visto tratarem-se de sistemas focados para servidores – e que podem estar acessíveis publicamente.

A Microsoft também irá deixar de fornecer qualquer suporte técnico para os mesmos, recomendando o upgrade para uma nova versão mais recente do sistema operativo. De relembrar que o Windows Server 2012 original era baseado no Windows 8, tendo ficado disponível oficialmente a 4 de Setembro de 2012. Embora seja baseado no Windows 8, este sistema teve mais tempo de suporte que a versão base, em parte visto ser usado em ambientes de servidores e centros de dados.

O Windows Server 2012 R2 era baseado no Windows 8.1, que foi também lançado como uma correção direta para a versão anterior. Esta versão também vai deixar de ser suportada na mesma altura, embora tenha sido lançada algum tempo depois do Windows Server 2012 original.

Para quem ainda tenha sistemas com estas versões do Windows Server, o recomendado será realizar o upgrade o quanto antes. No entanto, para quem realmente necessite de manter o sistema por mais tempo, é possível pagar para obter o Extended Security Updates (ESUs), onde a Microsoft vai fornecer suporte por mais três anos, até 13 de Outubro de 2026. No entanto, estas versões possuem custos gradualmente mais elevados, e normalmente são aconselhados apenas para sistemas críticos de funcionamento ou para aumentar o período de transição do sistema.