Autoridades do Reino Unido colocam travão na compra da Figma pela Adobe

Autoridades do Reino Unido colocam travão na compra da Figma pela Adobe

A Adobe encontra-se a preparar para realizar um dos maiores negócios dos últimos tempos para a empresa, com a compra da Figma por quase 20 mil milhões de dólares. No entanto, parece que esta compra encontra-se agora no radar das autoridades, sobretudo as do Reino Unido.

Depois de ter sido iniciada uma investigação sobre a compra, a CMA, autoridade da competição do Reino Unido, veio deixar os resultados, indicando que a compra pode causar problemas no mercado dos softwares de design.

Em causa encontra-se o facto que a compra pode prejudicar as empresas rivais que atuam no mesmo mercado, e tendo em conta a investigação, a CMA decidiu bloquear a mesma até que existam garantias de que o negócio não prejudica outras entidades.

De acordo com a CMA, caso o negócio se realize nos parâmetros atuais, irá remover a competição no mercado dos softwares de design e de edição de imagem. Em causa encontra-se o facto que, atualmente, a Figma é vista como uma das principais rivais da Adobe neste mercado, e a sua compra iria basicamente eliminar essa ameaça para a gigante.

A CMA afirma ainda que o mercado do design digital é bastante importante no Reino Unido, tendo um valor aproximado de 60 mil milhões de dólares, com mais de 850,000 trabalhadores qualificados neste setor.

É importante notar que a decisão ainda não é final, e pode ser alterada com base nas respostas e ações por parte da Adobe sobre a compra, que podem passar por ajustes nos termos do acordo de compra, ou outros acordos com a CMA.

A Figma e Adobe possuem agora até 19 de Dezembro de 2023 para responderem ao caso, sendo que a decisão final encontra-se prevista de ser conhecida a 25 de Fevereiro de 2024.

É importante ter em conta que ainda existem entidades que estão a analisar esta compra por parte da Adobe, portanto podem surgir mais bloqueios e problemas para a empresa nos próximos tempos.