Calendário da Google vai deixar de funcionar em dispositivos Android antigos
Se ainda possui um smartphone ou tablet Android mais antigo, que o usa regularmente, brevemente pode deixar de conseguir utilizar a app do Calendário da Google com o mesmo.
Isto porque a aplicação vai brevemente deixar de suportar toda as versões mais antigas ao Android 8. Segundo revela o portal TheSpAndroid, o código fonte da aplicação de Calendário da Google indica que, para se usar a mesma em futuras versões, será necessário pelo menos o Android 8 ou mais recente.
Portanto, quem usa a app em dispositivos mais antigos, terá problemas em atualizar para as novas versões, e eventualmente, o acesso ao serviço pode ficar inteiramente inacessível.
Para já, a mudança ainda não parece ter sido realizada de forma efetiva, portanto os utilizadores que tenham dispositivos em versões mais antigas do Android ainda devem conseguir usar a app na normalidade. No entanto, espera-se que a mudança venha a ser eventualmente realizada.
Quando isso acontecer, os utilizadores devem receber uma notificação, a informar que a app vai deixar de funcionar nos seus sistemas.
Espera-se, no entanto, que os utilizadores ainda tenham acesso ao Calendário da Google diretamente via a web.
Tendo em conta que o Android 8 foi oficialmente lançado em Agosto de 2017, não será surpreendente que a Google esteja a descontinuar o suporte ao mesmo nas suas aplicações, e eventualmente, é possível que a medida venha a chegar a outras da empresa.
De acordo com os dados da StatCounter, atualmente existem menos de 2.12% de dispositivos no mercado a usarem o Android 7, portanto a medida não deve afetar um grande número de utilizadores. Ainda assim, se utiliza um dispositivo mais antigo no dia a dia e necessita do Calendário da Google para aceder ao mesmo, está na altura de considerar um upgrade.