Nigeriano condenado a 10 anos de prisão por fraude a idosos

Nigeriano condenado a 10 anos de prisão por fraude a idosos

Olugbenga Lawal, também conhecido como Razak Aolugbengela, foi recentemente detido pelas autoridades na Nigéria, e condenado a pena de prisão de dez anos por ter enganado centenas de idosos em esquemas pela internet.

Lawal foi detido com suspeitas de ter realizado diversos esquemas a idosos via a internet, com o objetivo de levar os mesmos a enviar os seus investimentos e poupanças para o criminoso, juntamente com a recolha de informação pessoal, que era depois usada para ainda mais esquemas em nome das vítimas.

As vítimas eram normalmente contactadas sobre falsos pretextos, de forma a serem enganadas para o envio de dinheiro para determinadas situações – os esquemas variavam desde esquemas românticos a fraudes de falsos suportes técnicos.

De acordo com os dados do FBI, em 2022, mais de 88,262 idosos confirmaram ter sido vítimas de esquemas na internet, mas este valor pode ser consideravelmente superior, tendo em conta que uma grande parte das vítimas não chegam a confirmar com as autoridades.

No caso de Lawal, este encontrava-se associado com um grupo de crime organizado na região, conhecido como “Black Axe”, que durante vários anos realizou variados esquemas e ataques com motivações financeiras.

O grupo normalmente focava-se nos mais idosos, tendo em conta que eram as vítimas mais fáceis de enganar para os esquemas, e normalmente com o maior interesse financeiro para os atacantes.

As autoridades acreditam que Lawal terá lavado mais de 3.6 milhões de dólares em diversas contas bancárias, que eram usadas para os esquemas, e que se encontravam distribuídas por sete bancos diferentes. Ao mesmo tempo, Lawal terá facilitado a conversão dos fundos obtidos das vítimas, de dólares para a moeda local na Nigéria, que permitia o uso da mesma.

Além da pena de prisão de dez anos, Lawal encontra-se ainda obrigado ao pagamento de 1.46 milhões de dólares em restituições.