Apple vai permitir descarregar apps diretamente de sites na UE

Apple vai permitir descarregar apps diretamente de sites na UE

A Apple acaba de confirmar algumas mudanças que vão surgir para utilizadores na zona europeia, sendo a mais importante a capacidade dos mesmos descarregarem apps diretamente dos seus sites.

Estas mudanças fazem parte das medidas da Apple para se integrar com a nova Lei dos Mercados Digitais, que começou a ser aplicada na zona europeia, e segue-se à revelação a semana passada do suporte para lojas de aplicações alternativas no iOS 17.4.

Hoje a empresa revela três novas mudanças. A primeira será a capacidade dos programadores em lojas alternativas para iOS terem a capacidade de criar catálogos com apenas as suas ofertas presentes nas mesmas.

Ao mesmo tempo, os programadores passam a ter a capacidade de desenharem as suas próprias promoções in-app, seguindo alguns guias da empresa.

Por fim, e talvez o mais importante para muitos, os programadores terão a capacidade de distribuir as suas aplicações diretamente dos seus websites. Desta forma, os mesmos podem fornecer as apps diretamente dos seus sites para os utilizadores, sem que os mesmos tenham de aceder à plataforma da empresa.

No entanto, para usar esta funcionalidade, existem algumas restrições primeiro. Uma delas será que os programadores necessitam de ter uma conta de programador na Apple faz mais de dois anos, e devem também ter uma app que tenha sido descarregada mais de um milhão de vezes. A medida também se aplica apenas para utilizadores dentro da União Europeia.

A instalação também apenas pode ser feita de domínios registados no App Store Connect pelos programadores. Portanto, ainda existem algumas limitações importantes a ter em conta, mas será um avanço face às medidas existentes até agora.

Os programadores terão ainda acesso a APIs que darão mais controlo para distribuir as suas apps fora da App Store, caso assim o pretendam. Espera-se que a funcionalidade venha a ser integrada diretamente no sistema da Apple durante os próximos meses.